terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Voleibol

HISTÓRICO

O Voleibol foi criado no dia 09 de fevereiro de 1895, em Massachussets, por William George Morgan, responsável pela Educação Física no Colégio de Holyoke, no Estado de Massachussets, nos Estados Unidos da América. Este professor de Educação Física, ao procurar criar uma nova atividade que fosse suave e motivante, ao contrário do fatigante e competitivo basquetebol, que se pudesse praticar no Inverno e que não colocasse tantos problemas de material e de ocupação como o tênis  inventou uma nova modalidade, a que chamou de “minonette” e que deu origem ao voleibol dos nossos dias.

William George Morgan
           Seu objetivo era criar um esporte na qual não houvesse contato físico entre seus participantes de modo a minimizar possíveis riscos de lesões. 
William Morgan tentou criar uma atividade de carácter mais recreativo, que se adaptasse aos seus alunos e aos homens de negócios que frequentavam os seus cursos e que simultaneamente exigisse um grande esforço e uma movimentação variada. Ter-se-á inspirado do tênis  uma vez que permaneceu na sua ideia uma rede a dividir o espaço de jogo, ao mesmo tempo que o jogo deveria ser jogado num recinto retangular  entre duas equipas separadas por uma rede, mantendo uma bola em movimento, até que esta tocasse no solo, ou fosse batida para além dos limites do campo.
O número de jogadores não era limitado só tinha de ser igual para ambas equipas. O sistema de rotação era já usado, para que todos jogadores pudessem servir.
Era pois, um jogo que poderia ser jogado em recintos cobertos ou ao ar livre, por um qualquer número de jogadores, que não precisavam de material para bater a bola, pois poderiam fazê-lo com as próprias mãos. A dificuldade estava em arranjar uma bola de grandes dimensões e de pouco peso, que se adaptasse ao tipo de jogo que se havia idealizado.
Como a bola de basquetebol era muito pesada, começou por se usar a sua câmara, o que também se tornava demasiado leveFoi então que a firma A. G. Spalding & Brothers criou uma bola idêntica à dos tempos atuais.
A primeira demonstração pública deste jogo foi realizada em 1896 no Springfield College, durante uma conferência de diretores de Educação Física do YMCA (Young Man Christian Association). Morgan apresentou duas equipas formadas por cinco jogadores, num campo de 15,35 m de comprimento, por 7,625 m de largura e com a rede colocada a uma altura de 1,98 m.
Durante a exibição o Prof. Alfred Halstead sugeriu a mudança de nome para “Volley-ball” que na sua opinião era mais adaptada ao jogo e com a qual Morgan concordou.
Estavam assim lançadas as bases de um jogo que, sofrendo variadas e profundas alterações, em breve se iria expandir e popularizar por todo o mundo.
  As primeiras regras que se conhecem datam de 1896 e foram escritas por J. Y. Cameron, sendo as principais as seguintes:

  1.  O jogo era constituído por nove innings. Um inning consistia na execução de três serviços por jogador em cada equipa.
  2.  Sistema de pontuação - uma equipa só marcava ponto quando possuía o serviço.
  3.  A rede não podia ser tocada.
  4.  A bola não podia ser agarrada.
  5.  A bola podia tocar em qualquer objecto estranho ao jogo e se voltasse novamente à área de jogo podia continuar a ser jogada.
  6.  Os jogadores podiam tocar na bola duas vezes consecutivas.
  7.  O número de toques era ilimitado.
  8.  O número de jogadores por equipa era variável.
  9.  O campo tinha 50 pés (15,35 metros) de comprimento, 25 pés (7,625 metros) de largura e a rede estava colocada a uma altura de 6 pés e 6 polegadas (1,98 metros).

À medida que os jogadores foram evoluindo tecnicamente, que as equipas foram aperfeiçoando e melhorando a sua condição física e os conhecimentos tácticos, houve uma natural necessidade de modificar e aperfeiçoar as regras do jogo. Exemplo disso são as alterações feitas no Congresso da FIVB em 24-09-94 em Atenas, especialmente às regras 14.4.1 - "A bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo." e 14.4.3 b) - "No primeiro toque da equipa (regra 19.2) a bola pode tocar consecutivamente várias partes do corpo, desde que esses contatos tenham lugar no decorrer da mesma ação " com o intuito de haver cada vez menos paragens no jogo e maior espetacularidade em cada ponto.
As regras do Voleibol sofreram uma evolução ao longo dos tempos, tendo sido introduzidas inúmeras alterações até aos dias de hoje:

1900 - Bola na linha era considerada válida.
- Bola que tocasse qualquer objecto exterior ao campo era considerada perdida.
1912 - Introduzida a rotação.
- Abolido o conceito de inning e o jogo prolongado até aos 15 pontos.
- Proibição dos jogadores tocarem na bola duas vezes consecutivas.
1918 - O número de jogadores por equipa foi fixado em seis.
- O número máximo de toques de bola foi limitado a três.
- Aparecimento da linha central.
1925 - Apareceu a obrigatoriedade da vantagem de dois pontos, quando as equipas estavam em igualdade a 14 pontos.
- Aparecimento do bloco (inicialmente a regra só permitia ao jogador blocador um contacto com a bola).
1949 - Apareceu a regra que permitia a penetração do passador e a possibilidade de atacar com três jogadores.
1951 - Adoção da regra que permite passar as mãos por cima da rede durante o bloco e no movimento terminal do remate.
1957 - O tempo de repouso foi reduzido para 30 segundos.
1959 - Estabeleceu-se a largura de 5 cm para as linhas do campo.
1964 - O jogador blocador pode passar as mãos para o campo adversário (bloco ofensivo) e tocar a bola duas vezes sucessivas.
1970 - Apareceram as varetas para delimitarem o espaço de jogo e facilitar a acção dos árbitros.
1976 - Foi adoptada a regra que permite três contactos com a bola após o toque de bloco
1984 - Proibição de blocar a bola proveniente do serviço. Autorização do duplo contacto na primeira acção de jogada.
- Introdução do 17º ponto como decisivo, em caso de igualdade a 16 pontos.
- 5º set jogado em sistema de marcação contínua.
- Estabelecimento de três minutos de intervalo entre todos os sets.
1992 - Abolido o ponto limite no 5º set. Em caso de igualdade a 14-14 o jogo continua até que uma das equipas obtenha uma vantagem de 2 pontos.
- Os jogadores podem tocar a bola com qualquer parte do corpo até ao joelho.
            - O toque na rede é falta, excepto quando um jogador que não participa na acção toca acidentalmente na rede.
1994 - Mudança da zona de serviço de 3 m para 9 m de largura.
- Os jogadores podem tocar a bola com qualquer parte do corpo.     

Em 1964, o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo se mantido até a atualidade. 


No Brasil


          Não se tem registro de quando o vôlei chegou às terras brasileiras. Oficialmente, a primeira competição do esporte no país foi realizada em Recife (PE), em 1915, organizada pela Associação Cristã de Moços (ACM) local, e com regras e regulamento definidos. Assim, tudo leva a crer que o esporte já era praticado informalmente antes desta data. A partir daquele momento, entretanto, colégios de outras cidades pernambucanas passaram a ter o vôlei como uma de suas disciplinas de educação física. Dois anos depois, em 1917, o esporte chegou à ACM de São Paulo.
          A primeira competição internacional da qual o Brasil participou foi o 1º  Campeonato Sul-Americano, em 1951, mesmo antes da fundação da Confederação Brasileira de Volley Ball (CBV), em 1954. O Sul-Americano foi patrocinado pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com o apoio da Federação Carioca de Volley Ball, e aconteceu no ginásio do Fluminense, no Rio de Janeiro, entre 12 e 22 de setembro daquele ano, sendo campeão o Brasil, no masculino e no feminino.
          Em 1954, a Confederação Brasileira de Voleibol foi criada com o objetivo de difundir e desenvolver o vôlei no país. Dez anos mais tarde, o vôlei brasileiro marcou presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando o esporte fez sua estréia na competição. Assim como no futebol o Brasil é o único país que disputou todas as Copas do Mundo, os sextetos nacionais masculinos de vôlei participaram de todas as edições das Olimpíadas.
A estréia do país em competições em solo europeu foi para a disputa do Campeonato Mundial de Paris (FRA), em 1956, quando a Seleção masculina foi comandada pelo técnico Sami Mehlinsky. O Brasil terminou na 11ª colocação.
     

REGRAS BÁSICAS

  • As equipes são compostas por doze jogadores, seis titulares e seis reservas. Normalmente um jogador especialista em defesa, um levantador e um atacante pelo meio e três atacantes pelas pontas. Este especialista em defesa é o líbero.
  • O líbero joga somente na zona de defesa, posições 1,5,6 sendo proibido de sacar, cortar e bloquear, porém sua função é melhorar a recepção, para que a bola chegue rápida para o levantador. Joga com camisa diferente e normalmente não é alto, mas extremamente ágil. 
  • As esquipes na quadra de jogo são separadas ao meio por uma rede que mede:
- 2,43 metros na categoria masculina
- 2,24 metros na categoria feminina
  • Um jogo de voleibol: dura de 3 a 5 sets. Sendo que os 4 primeiros vão até 25 pontos, o último é denominado tie-breake dura até 15 pontos. A diferença sempre terá de ser dois pontos, 24 a 24 vai a 26, o mesmo ocorre no tie- breake.
  • Sendo assim, um jogo de voleibol pode ter até 5 sets divididos entre as equipes adversárias. Por exemplo: 3 x 0, 3 x 1 e 3 x 2.
  • No saque, o jogador não pode pisar na linha, a bola deve passar por cima da rede, podendo tocá-la.
  • Cada equipe pode dar três toques na bola, não contando o toque do bloqueio.
  • O jogador não pode dar mais de um toque na bola por jogada.


Composição das Equipes


     É constituída de no máximo 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico e um médico.
     Um dos jogadores é o capitão da equipe e como tal deve ser indicado na súmula do jogo.     Cada jogador tem a opção de registrar, entre seus jogadores, um jogador especializado em defesa "Libero".     Somente os jogadores registrados na súmula podem entrar na quadra e participar do jogo.      
     Após o capitão da equipe e o técnico terem assinado a súmula, o registro dos jogadores não pode mais ser mudado.


Uniforme


     O uniforme dos jogadores consiste em camisa, calção, meia e tênis.
     As camisas, calção e meias devem ser iguais e ter a mesma cor para todos da mesma equipe (exceto o Libero).     O ténis deve ser leve e flexível, com sola de borracha ou de couro, sem salto.     A camisa dos jogadores deve ser numerada de 1 a 18.     O número deve ser colocado no centro das camisas, tanto na frente quanto nas costas.


Quadra


     A quadra tem 18 metros de cumprimento por 9 metros de largura no meio passa a linha central, dividindo a quadra em duas. as linha que ficam ao lado são chamada linha laterais.e depois a linha de fundo. Dentro da quadra tem uma linha que fica três metros depois da linha central, é chamada linha de ataque, serve para definir os atletas que estão na rede e os que estão no fundo da quadra. Só os atletas que estão na rede podem bloquear e os atletas que estão no fundo da quadra só podem atacar pulando antes desta linha. 
     Acima da linha central, é postada uma rede de material sintético a uma altura de 2,43m para homens ou 2,24m para mulheres (no caso de competições juvenis, infanto-juvenis e mirins, as alturas são diferentes). Cada quadra é por sua vez dividida em duas áreas de tamanhos diferentes (usualmente denominadas "rede" e "fundo") por uma linha que se localiza, em cada lado, a três metros da rede ("linha de 3 metros"). 

     No voleibol, todas as linhas delimitadoras são consideradas parte integrante do campo.     
     Deste modo, uma bola que toca a linha é considerada "dentro" (válida), e não "fora" (inválida). Acima da quadra, o espaço aéreo é delimitado no sentido lateral por duas antenas postadas em cada uma das extremidades da rede. No sentido vertical, os únicos limites são as estruturas físicas do ginásio. 


Rede


     A altura da rede do masculino é 2.43m a do feminino é 2.24m.
     A rede mede 1 metro de largura por 9,50 metros de comprimento e é feita em malhas na cor preta formando quadrados de 10 cm de lado.
     A antena mede 1.80m de comprimento e 10mm de diâmetro, relembrando se a bola tocar na antena, ponto do outro time.
     Os postes que sustentam a rede devem estar a uma distância de 50 cm a 1 metro de cada linha lateral. Eles devem ter uma altura de 2,55 metros e devem ser preferencialmente ajustáveis.     Os postes devem ser redondo, lisos e fixados ao solo. É proibido a fixação dos postes por meio de cabos. Toda instalação que apresente perigo ou obstáculos deve ser eliminada.


Bola


     A bola empregada nas partidas de voleibol é composta de couro ou couro sintético e mede aproximadamente 65cm de perímetro. Sua cor pode ser uniforme e clara ou uma combinação de cores. Ela pesa em torno de 270g e deve ser inflada com ar comprimido a uma pressão de 0,30 kg/cm2.


Rotação


     A rotação sempre acontece, quando o adversário está sacando e o meu time faz o ponto, nos demais momentos, meu time não deve rodar.
     O sentido da rotação é horário, diferente das posições cujo o sentido é anti-horário.  


Líbero



  • Ótimo jogador para fundamentos de defesa (Ataques adversários);
  • Joga somente na zona de defesa nas posições 1, 5 e 6;

  • Não pode sacar e nem bloquear;
  • USA o uniforme diferente dos demais jogadores.

Antes do início do jogo e depois do jogo (o capitão)


     O capitão da equipe assina a súmula do jogo e representa sua equipe no sorteio.
     Agradece aos árbitros e assina a súmula para ratificar o resultado.


Equipe de Arbitragem


     A equipe de arbitragem para uma partida é composta dos seguintes oficiais:
  • o primeiro árbitro.
  • o segundo árbitro.
  • o apontador.
  • quatro(dois) juízes de linha.

     Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, um apontador assistente é obrigatório.


Conseqüências de uma falta


     A consequência de uma falta é a perda de rally. O adversário da equipe que cometeu a falta ganha o rally com uma das seguintes consequência. Se a equipe adversária efetuou o saque, esta marca um ponto e continua a sacar; 


Situações Consideradas Erros


  • O jogador toca consecutivamente duas vezes na bola ("dois toques").1
  • O jogador empurra a bola, ao invés de acertá-la. Este movimento é denominado "carregar".
  • A bola é tocada mais de três vezes antes de retornar para o campo adversário.
  • A bola toca a antena, ou passa sobre ou por fora da antena em direção à quadra adversária.
  • O jogador encosta na rede com qualquer parte do corpo exceto os cabelos.
  • O jogador bloqueia o saque adversário.
  • O jogador está fora de posição no momento do saque.
  • O jogador saca quando não está na posição 1.
  • O jogador toca a bola no espaço aéreo acima da quadra adversária em uma situação que não se configura como um bloqueio ("invasão por cima").
  • O jogador toca a quadra adversária por baixo da rede com qualquer parte do corpo exceto as mãos ou os pés ("invasão por baixo").3
  • O jogador leva mais de oito segundos para sacar
  • No momento do saque, o jogador pisa na linha de fundo ou na quadra antes de fazer contato com a bola
  • No momento do saque, os jogadores que estão na rede pulam e/ou erguem os braços, com o intuito de esconder a trajetória da bola dos adversários. Esta falta é denominada screening.

FUNDAMENTOS

• Saque (Mão) - Inicia o ponto, acontece atrás das linhas de fundo da quadra;

Recepção ou Passe (Manchete (antebraços) ou Toque (ponta dos dedos)) -  consiste em receber o saque; 

• Defesa (Qualquer parte do corpo) - Movimento que impede a efetivação de um ponto, iniciando um novo ataque;

Levantamento(Ponta dos dedos) É a preparação para o ataque de um companheiro;

• Bloqueio (Palmas das mãos) - Tentativa de bloquear a passagem de um ataque adversário;

• Ataque (Palma da mão) - A tentativa de pontuar cortada em direção à quadra adversária.

6 comentários:

  1. qual a medida da vareta ou antena do voleibol ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for apenas a estrutura metálica, tem 1,80 metros. Espero ter ajudado. Um abraço.

      Excluir
  2. oottiimmoo,,aammeii,, ddoo ffuunnddoo ddoo mmeeuu ccoorraççaaoo~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte mais vezes, então. hehehe Um abraço.

      Excluir
    2. Não entendi a parte que esta dizendo assim "Sua cor pode ser uniforme e clara ou uma combinação de cores" não entendi essa parte da bola poderia me explicar?

      Excluir
  3. Claro, Kadija.
    Cor uniforme = uma única cor. Combinação de cores = mais de uma cor.
    Espero ter esclarecido sua dúvida.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Manda bala...