Histórico
O judô é uma arte marcial esportiva.
Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano (1860 – 1938). Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente.
O judô teve uma grande aceitação no Japão, espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir técnicas do jiu-jitsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais orientais. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa. Esporte Olímpico de grande prestígio e muito disputado, tem no Brasil um "celeiro" de bons lutadores, fazendo o país ser reconhecido e admirado internacionalmente, inclusive no Japão. Por ser um esporte de triunfos nacionais, tem "sua marca" associada ao sucesso.
Princípios do Judô
Os princípios que inspiraram Jigoro Kano quando da idealização do judô foram:- Princípio da Máxima Eficácia do Corpo e do Espírito (Seiryoku Zen’Yo):
É ao mesmo tempo a utilização global, racional e utilitária da energia do corpo e do espírito. Jigoro Kano afirmava que este princípio deveria ser aplicado no aprimoramento do corpo. Servir para torná-lo forte, saudável e útil. Podendo ainda ser aplicado para melhorar a nutrição, o vestuário, a habitação, a vida em sociedade, a atividade nos negócios na maneira de viver em geral. Estando convencido que o estudo desse princípio, em toda a sua grandeza e generalidade, era muito mais importante e vital do que a simples prática de uma luta.
Realmente, a verdadeira inteligência deste princípio não nos permite aplicá-lo somente na arte e na técnica de lutar, mas também nos presta grandes serviços em todos os aspectos da vida. Segundo Jigoro Kano, não é somente através do judô que podemos alcançar este princípio. Podemos chegar à mesma conclusão por uma interpretação das operações cotidianas, através de um raciocínio filosófico.
Diz respeito à importância da solidariedade humana para o melhor bem individual e universal. Achava ainda que a ideia do progresso pessoal devia ligar-se a ajuda ao próximo, pois acreditava que a eficiência e o auxílio aos outros criariam não só um atleta melhor como um ser humano mais completo.
Ju ou suavidade, é o mais diretamente físico, mas que no entender de Jigoro Kano deveria ser levado ao plano intelectual.
As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.
O arbitro dirá OSSAE-KOMI, ou seja, imobilizado, o atleta esta sendo imobilizado.
Kansetsu-Waza – Técnicas de chave de braço ou articulação e Shime-Waza – Técnicas de Estrangulamento
- Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos (Jita Kyoei):
Diz respeito à importância da solidariedade humana para o melhor bem individual e universal. Achava ainda que a ideia do progresso pessoal devia ligar-se a ajuda ao próximo, pois acreditava que a eficiência e o auxílio aos outros criariam não só um atleta melhor como um ser humano mais completo.
- Princípio da Suavidade (Ju):
Ju ou suavidade, é o mais diretamente físico, mas que no entender de Jigoro Kano deveria ser levado ao plano intelectual.
Regras Básicas
O judô se consiste em você tentar
derrubar seu oponente de costas, fazendo com o arbitro lhe de pontuações, o que
fizer mais pontuações ganha.
Por isso
que existe variação de ponto. Finalizasse a luta quando você da um ippon golpe perfeito, quando é
finalizado por um estrangulamento, chave de articulação, ou quando é
imobilizado por 25 segundos. Ai chega o fim da luta, pois você não tem mais
como seguir a luta após tomar um golpe ippon.
As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.
Pontuação
- Ippon: O objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra.
- Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.
- Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada yuko vale um terço de ponto.
- Koka: Menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não gera o final da luta, embora ele seja cumulativo.
Pontuação no chão (NE-WAZA)
Ossae-Waza
–
imobilizações
O arbitro dirá OSSAE-KOMI, ou seja, imobilizado, o atleta esta sendo imobilizado.
- De 15 segundos a 19 segundo imobilizando o oponente equivale a um yuko.
- De 20 segundos a 24 segundo imobilizando o oponente equivale a um wazari.
- 25 Segundos imobilizando o oponente equivale a um ippon.
Kansetsu-Waza – Técnicas de chave de braço ou articulação e Shime-Waza – Técnicas de Estrangulamento
”Não há limite de tempo” Mas caso o
arbitro veja que ambos os atletas não estão demonstrando experiência,
desempenho ou que apenas uns deles esta tentando ganhar tempo para acabar logo
a luta, o arbitro dirá Mate e assim ambos devem parar e voltar à posição
inicial ou em pé frente a frente, assim novamente o juiz dizendo Hajime.
Também o juiz(arbitro central) pode
dizer SONO – MAMA, ambos os atletas devem ficar estáticos ou seja, parado e
nisso o arbitro central chamara os árbitros laterais e pedirá a opinião deles,
em seguida ele dirá hajime para prosseguir com a luta.
Caso o atleta bata três vezes o com
a mão ou pé (de preferência com a mão para o oponente sentir e que seja visível
para os árbitros) ou que diga a palavra MAITA (pois significa desistir) bem
alto.Penalidades
O árbitro não dirá chui caso seja o segundo shido e nem no terceiro shido que é keikoki, em ambos os casos o arbitro dirá shido.
- 1° Shido: Advertência
- 2° Shido (Chui): Falta, penalidade o seu oponente fica com vantagem de um yoko.
- 3°Shido (Keikoki): Equivale a um wazari para o seu oponente
- Hansoku-Make: Violação gravíssima perde a luta e o oponente ganha automaticamente a luta.
Proibições
No judô não são permitidos golpes
no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos
também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o
lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.
Golpes
- Ashi-guruma
- O-soto-gari
- Tomoe-nague
- Hon-kessa-gatame
- Hane-goshi
- O-soto-guruma
- Tsuri-goshi
- Juji-gatame
- Harai-goshi
- O-soto-otoshi
- Tsuri-komi-goshi
- Kata-gatame
- Harai-tsuri-komi-ashi
- O-uchi-gari
- Uchi-mata
- Kuzure-kami-shiro-gatame
- Hiza-guruma
- Sassae-tsuri-komi-ashi
- Uki-goshi
- Kuzure-tate-shiro-gatame
- Kata-guruma;
- Seoi-nague;
- Uki-otoshi;
- Kuzure-yoko-shiro-gatame;
- Koshi-guruma;
- Soto-maki-komi;
- Uki-waza;
- Makura-kessa-gatame;
- Ko-soto-gake;
- Sukui-nague;
- Ura-nague;
- Tate-shiro-gatame;
- Ko-uchi-gari;
- Sumi-gaeshi;
- Ushiro-goshi;
- Ude-gatame;
- Ko-uchi-makikomi;
- Sumi-otoshi;
- Yoko-gake;
- Ushiro-kessa-gatame;
- O-goshi;
- Tai-otoshi;
- Yoko-guruma;
- Yoko-shiro-gatame;
- O-guruma;
- Tani-otoshi;
- Yoko-otoshi;
- Okuri-ashi-barai;
- Te-guruma;
- Yoko-wakare.
Gostei muito do material, meus parabéns!
ResponderExcluirObrigado, Glaucia. É muito bom saber que está sendo útil pra alguém. Andei meio sumido, mas vou tentar atualizar na medida do possível.Abraço.
ExcluirDe grande ajuda seu material Cristiano!
ResponderExcluirBom saber disso, Thiago.
ExcluirVolte sempre.
Um abraço, meu caro.
Esse é o meu esporte :) parabéns otimo material
ResponderExcluirObrigado, Jhoneir.
ExcluirÉ mesmo um belo esporte essa arte marcial.
Um abraço.