sábado, 29 de dezembro de 2012

Parada Respiratória, Parada Cardíaca e Ataque Cardíaco

PARADA RESPIRATÓRIA

   O quadro de parada respiratória exige da parte do socorrista uma agilidade e uma percepção apurada, pois deve ser realizado o procedimento para a recuperação o mais rápido e precisa possível. 

   Os primeiros sinais identificáveis do indivíduo com parada respiratória são a ausência de movimentos torácicos, roxidão dos lábios e extremidades do corpo, além da ausência de sons da respiração quando se aproxima o ouvido ao nariz e à boca da vítima.


Conduta


* Colocar a pessoa deitada sobre uma superfície firme com as roupas afrouxadas, e com o queixo inclinado, aplicar a técnica de respiração artificial. 
* Deve-se manter o procedimento até que a vítima recobre por si própria a respiração. É importante mantê-las a pessoa aquecida e livre de objetos ou resíduos que obstruam as vias aéreas.
* Nunca dê nada para a pessoa comer ou beber assim que esta recuperar os sentidos e a respiração, pois em casos de hemorragia interna, que é quase assintomática, o quadro pode ser agravado. Espere a chegada de uma equipe médica especializada.



PARADA CARDÍACA

     É a ausência de batimentos do coração, quando, por alguma razão o músculo cardíaco deixa de receber oxigênio em quantidade suficiente para conseguir bombear o sangue e, assim, para a sua função.
     Geralmente, é causada por choques elétricos, afogamentos, reações alérgicas graves, pancadas muitos fortes, sufocamento, etc. É necessário atentar para sinais como: ausência de pulso, palidez acentuada e inconsciência.

Conduta


No caso de uma parada cardíaca ou cardiorrespiratória, por serem de extrema gravidade, não é possível esperar a chegada de um médico para se iniciar o procedimento de primeiros socorros. 
Deve ser aplicada a técnica de reanimação, que alia a massagem cardíaca e a respiração artificial, até que se note a recuperação da pessoa, ou até que chegue um atendimento médico especializado.

Vale relembrar o cuidado que se deve ter com a técnica de massagem cardíaca em jovens e crianças, diminuindo-se a intensidade da pressão exercida para apenas uma das mãos com jovens e com um ou dois dedos para crianças e bebês.



ATAQUE CARDÍACO

    Diferentemente da parada cardíaca ou cardiorrespiratória, um ataque cardíaco (ou apoplexia) não compromete totalmente a atividade do músculo cardíaco. Este por sua vez tem um déficit considerável em suas funções, que  pode ser causado por um problema crônico da vítima ou em decorrência de fortes emoções, stress acumulado maus hábitos alimentares, tabagismo entre outros fatores.

    Os sintomas observados em uma pessoa que sofre um ataque cardíaco são: suor excessivo; palidez, náuseas, dor aguda e formigamento no peito e nos braços (especialmente no esquerdo).

Como Evitar


    Ataques do miocárdio geralmente são causados por fatores anteriores ao ataque em si. Diante disso é necessária a adoção de hábitos de vida saudáveis, atentando para uma alimentação saudável, evitando excessos de gorduras e sal, praticando atividades físicas regulares, abolir o tabagismo caso fume,  evitar o cigarro, procurando manter afastados problemas e fatores determinantes para o estresse, etc.

Conduta


* Mantenha a pessoa deitada ou sentada de maneira confortável, com as roupas afrouxadas, cubra-a se esta alegar frio, e não tente realizar nenhum tipo de  procedimento além desses, até que chegue um auxílio médico especializado, pois os casos de ataque cardíaco necessitam de exames minuciosos posteriores, para se avaliar a condição e um tratamento adequado que o indivíduo realizará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manda bala...