OMS faz lista de 10 verdades sobre atividades físicas
Atividades físicas são recomendadas para todas as idades |
Pessoas sedentárias devem começar devagar, praticando pequenos períodos de atividades gradualmente, aumentando com o tempo a duração, frequência e intensidade das práticas.
Se ainda não foi convencido a se mexer da cadeira e ir fazer exercícios, aqui vão dez verdades comprovadas pela OMS relacionadas à prática regular de atividades físicas:
1. Sedentarismo é o quarto maior fator de mortalidade no mundo
6% das mortes são atribuídas ao sedentarismo. As principais causas são hipertensão (15%) e tabagismo (9%). Diabetes também está na quarta posição, com 6%. Além disso, o sedentarismo é a principal causa de até 25% dos casos de câncer de mama e cólon, 27% de diabetes e 30% dos problemas no coração.
2. Exercícios físicos regulares mantêm o corpo saudável
Quem pratica exercício tem menores chances de desenvolver doenças coronárias, hipertensão, infarto, câncer de colón e de mama e depressão. Pessoas ativas também têm menos chance de faturar o quadril ou as vértebras em casos de queda. E, claro, quem se exercita tem mais controle sobre o seu próprio peso.
3. Atividades físicas não se limitam aos esportes
Para a OMS, atividade física é qualquer movimento produzido pelos músculos e que usem energia. Isso inclui esportes e outras atividades como brincadeiras, caminhadas, tarefas domésticas, jardinagem, dança etc, etc.
4. Exercícios moderados também trazem benefícios à saúde
Não precisa ser um superesportista para começar a se beneficiar com a prática de exercícios. Exercícios moderados são as já citadas caminhadas, dança e atividades domésticas.
5. Crianças e jovens devem realizar 60 minutos de atividades físicas por dia
Exercícios são importantes para a faixa etária dos 5 aos 17 anos. Uma hora de prática já é suficiente, mais tempo traz benefícios adicionais para a saúde.
6. Adultos devem realizar 150 minutos de atividades físicas por semana
6. Adultos devem realizar 150 minutos de atividades físicas por semana
Dos 18 aos 65 anos, os adultos devem somar 150 minutos de exercícios moderados durante a semana, ou pelo menos 75 minutos de atividades intensas. Intensos ou moderados, os exercícios devem durar pelo menos 10 minutos.
7. A terceira idade também precisa se exercitar
As recomendações para adultos e idosos são as mesmas. Fazer exercícios três vezes por semana melhora o equilíbrio e evita quedas em idosos. Se os idosos tiverem dificuldades de movimento, devem procurar atividades físicas adaptadas às suas limitações.
8. As recomendações são relevantes para todos os adultos saudáveis
Atividades físicas só não devem ser praticadas se houver alguma recomendação médica contrária. Segundo a OMS, as dicas são para todos os indivíduos, incluindo quem tem doenças crônicas não relacionadas à mobilidade, como hipertensão ou diabetes.
9. Fazer qualquer atividade é melhor do que ser sedentário
Sim, a OMS insiste. Qualquer um, não importa qual exercício, é melhor do que ficar em casa parado. Se você é sedentário, porém, comece devagar e vá aumentando a quantidade de atividade gradualmente. Grávidas e pessoas com problemas cardíacos devem consultar um médico antes de começar a se exercitar.
10. Governos e comunidades devem promover a prática de esportes
Exemplos seriam políticas para que caminhadas, ciclismo e outras formas de transporte ativo sejam acessíveis e seguras para todos. Outro papel do governo é estimular práticas de esportes nas escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Manda bala...