sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Educação Física Escolar

MAS AFINAL, O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?

     O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o processo educacional ocidental. Fato bastante visível nas salas de aula: o corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de raciocínio e de aprendizado feito pela mente.     
     Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias.
     Uma situação comum na escola: o sinal bate e os alunos ficam contentes porque estão indo para uma aula diferente das outras, divertida e legal: é hora de brincar na aula de Educação Física. Os professores de outras disciplinas ficam preocupados porque, quando voltar para a sala, a turma vai estar irrequieta. Como a matéria não envolve diretamente atividades intelectuais, às vezes até a desdenham, considerando-a secundária. Mas o que seria essa disciplina que agrada tanto os alunos e, algumas vezes, chega a irritar os professores das demais matérias?
     A princípio, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar, era tida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas na própria ideia de Educação Física, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos:

Jogos, Ginásticas, Esportes e Lutas  -  Atividades rítmicas e expressivas
Conhecimentos sobre o corpo 

      Segundo o documento, essas três partes são relacionadas entre si e podem ou não ser trabalhadas em uma mesma aula.
      O primeiro bloco, "jogos, ginásticas, esportes e lutas", compreende atividades como ginástica artística, ginástica rítmica, voleibol, basquetebol, salto em altura, natação, capoeira e judô. O segundo bloco abrange atividades relacionadas à expressão corporal, como a dança, por exemplo. Já o terceiro bloco propõe ensinar ao aluno conceitos básicos sobre o próprio corpo, que se estendem desde a noção estrutural anatômica, até a reflexão sobre como as diferentes culturas lidam com esse instrumento.
     Se analisarmos uma aula em que o professor trabalha apenas os quatro esportes coletivos (voleibol, basquetebol, futebol e handebol), sob a ótica de uma Educação Física que visa à reflexão do aluno sobre si e sobre a sociedade em que está inserido, logo perceberemos o quão pobre se torna a experiência sobre o corpo nessas aulas. Nesse sentido, é fundamental que a compreensão de si, de sua cultura e de outras culturas seja ampliada, a fim de efetivar a disciplina de Educação Física como um componente curricular educacional.
     A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação - do grupo e do indivíduo - por parte do professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do aluno.
     A Educação Física atualmente tem como objeto de estudo "o homem em movimento" e pode ser entendida como uma área que interage com o ser humano em sua totalidade, englobando aspectos biológicos, psicológicos, sociológicos e culturais e a relação entre eles. Por exemplo: quando um professor de Educação Física vai ministrar uma aula, seus alunos não terão que, de uma forma ou de outra, acabar se movimentando? É claro que sim. No entanto, esse professor, competente que é, não vai observar apenas se os alunos estão realizando as atividades adequadamente, mas se eles estão motivados, se participam nas aulas, se as atividades propostas atendem a suas necessidades e, principalmente, se algum aluno aparenta estar com alguma dificuldade - seja esta na sua aula, em outra disciplina, na escola ou até mesmo em casa - que possa estar atrapalhando o processo ensino-aprendizagem. Você já deve ter notado que o bom professor pensa na totalidade que o aluno representa.
     As metas traçadas pelo professor podem ser desenvolver o preparo físico dos alunos (aspecto biológico), aumentar sua auto-estima através da realização do movimento (aspecto psicológico), melhorar sua sociabilização (aspecto sociológico), realizar atividades conhecidas e aceitas naquela região (aspecto cultural) e, por último, relacionar esses aspectos, lembrando que todos serão trabalhados praticamente ao mesmo tempo.

Fontes consultadas:

http://www.brasilescola.com/educacaofisica/
http://www.educacional.com.br/educacao_fisica/educadores/educadores13.asp

     Então, Alunos, não se esqueçam o quanto a Educação Física é Antiga e Importante para todos nós, o quanto temos para aprender e nos divertir nas aulas de Educação Física e o quão respeitável é a Educação Física. Com nossa Amizade e Companheirismo praticados por todos em todas as aulas, é uma maravilha.
     Boas Aulas e nunca se esqueçam de estudar e se empenharem em todas as disciplinas.

4 comentários:

  1. Boa Noite.
    Estou publicando em meu blog o endereço de seu link.
    Sempre que houver atualizações de interesse da educação estaremos abertos à publicação.
    Caso houver algum impedimento, por favor, entre em contato por e-mail que imediatamente retiraremos a postagem.
    Saudações.
    http://coisastantasderenatohirtz.blogspot.com.br/

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    1. Boa tarde, Renato. Apesar de não ter visto o endereço do meu blog no seu, não vejo problema algum. Inclusive agradeço por ajudar a divulgar o endereço. Um abraço.

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  2. oiiiiiiii nugyufytxchjvcrd xesdfyguhjnbvcf nbvcxes5r6hb cxdnjb vcdx nvrdtyhujimn cxdrftgyhujin cdrftgyhujnbv cderfghun bvcdfyuhb cxdfgyhhn cxdftguhbvc bgdfghjnbvfdcv

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Manda bala...