Conceitos
- Segundo o dicionário Michaelis (2000), lazer quer dizer tempo livre, ócio;
- Já Aurélio (1993)complementa dizendo que significa descanso, folga, senso de prazer. Tempo livre este tão importante, que desde a criação do mundo o próprio Criador descansou no sétimo dia de trabalho e ordenou que todos nós descansássemos também.
Desde
então, o homem usufrui deste tempo a seu modo, costume e estilo de vida.
- Um conjunto de ocupações às quais o individuo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.(DUMAZEDIER, 1976);
- Um conjunto de atividades gratuitas, prazerosas, voluntárias e liberatórias, centradas em interesses culturais, físicos, manuais, intelectuais, artísticos e associativos, realizadas num tempo livre roubado ou conquistadas historicamente sobre a jornada de trabalho profissional e doméstica e que interferem no desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos. (CAMARGO, 1989).
Diante
disto, percebe-se que o lazer pode ser considerado como qualquer atividade que
venha a proporcionar descanso, quando possibilita a reparação das energias
físicas e mentais dos indivíduos ocasionados pelos trabalhos e pelas diversas
obrigações cotidianas; prazer e divertimento, quando rompe com o ritmo de vida
através da recreação e do entretenimento; e o desenvolvimento, quando
proporcionam as pessoas a desenvolverem a personalidade através da participação
e da sociabilidade, com mais liberdade.
O lazer como direito
Lazer não é privilégio dos que detêm melhor poder aquisitivo. É um direito a ser conquistado, compreendido e praticado, mesmo que seja difícil de ser exercido. Parte da população ainda luta pela garantia de direitos essências para sua sobrevivência, ficando o lazer esquecido.
Tipos de Lazer
Existe
hoje uma classificação que divide o lazer em cinco tipos,
são
eles:
Lazer Contemplativo: são aqueles que predominam a beleza plástica, ou seja, tudo aquilo considerado bonito e agradável de ser visto. Este tipo de lazer é muito importante, pois, vai mostrar ao usuário o respeito pelo uso, diminuindo assim, a degradação e/ou depredação. Além disso, gera agradáveis sensações de repouso mental, de bem estar, de relaxamento, entre outros.
Lazer Recreativo: é o tipo de lazer que faz uso da terapia ocupacional das pessoas. Para as crianças, seriam os parquinhos, o playground, as praças, e para os mais velhos, os locais com bancos fixos e mesas para jogos de cartas, dominós, xadrez, conversas, etc.
Lazer Cultural: é o lazer que envolve a cultura de alguma forma, seja ela de apresentação, de ensinamento ou de conhecimento. É o tipo de lazer que, além de satisfazer o desejo de diversão e entretenimento, é indispensável para a produção de conhecimentos que contribuam até para a solução dos graves problemas que comprometem o desenvolvimento do País. Este tipo de lazer necessita de espaços bem projetados para a realização de manifestações culturais, apresentações teatrais, musicais, entre outros.
Lazer Esportivo: é uma realidade que propõe benefícios à saúde física e mental dos frequentadores. Esse tipo de lazer necessita de espaços como, campo de futebol, quadras poliesportivas, pistas de Cooper, área para ginástica, piscinas, e/ou qualquer equipamento para a realização da prática esportiva.
Lazer Aquisitivo: seriam os equipamentos ou edificações destinados às compras de objetos de uso pessoal ou doméstico como shoppings, feiras de artesanatos, hipermercados, restaurantes, lanchonetes, barraquinha e, etc., onde as pessoas também frequentariam para passear e trocar ideias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Manda bala...